Depoimento de alunos,professores e amigos.

Este espaço é dedicado a ex-alunos, professores e amigos que vivenciaram comigo a forma inovadora de dar aulas.

Encontrar pessoas é muito bom pois podemos exercitar nosso caminho junto aos outros. Alguns encontros são tão ricos que são inesquecíveis.

Conheci Nelmara num encontro de professores que tinham algo em comum: a vontade de fazer algo novo. Foi na implantação do CIEP- uma escola diferente das que estávamos acostumadas a trabalhar- uma escol de horário integral com educação integral. Currículos, materiais pedagógicos, ações conjuntas ,interdisciplinaridade, sala de leitura, tantos recursos que inicialmente, professores conservadores, se atrapalhavam.
Esse não foi um problema para ela. Transformava a língua portuguesa em roteiros pedagógicos caminhando entre a arte, música, teatro, dança e livros confirmando o português como língua viva. Educadora artista ou artista educadora tanto faz, estava sempre por perto.
Sua versatilidade era imensa.

Com isso vieram convites para outras funções: um outro colégio conservador que ela levou com facilidade adaptando seus recursos e um convite para ser gestora, aceito e exercido com maestria pois, mesmo fora da sala de aula nunca deixou de exercitar seus dons, trabalhando nas turmas junto com os professores, nas festividades , e nos problemas onde sua criatividade era um trunfo para solução.
Respeitada pelos pais e querida pelos alunos sem perder a autoridade, levou com júbilo sua carreira.
Grande Esse foi sem dúvida um grande encontro pois,nada melhor do que partilhar saberes, dividir dores e alegrias e ter sempre em mente que somos professores, transformadores do mundo.
Bethânia Melo professora de Ciências biológicas-1991 a 1998

Grande amiga e modelo de ação pedagógica,pessoa leal às suas ideologias e inspiração de tantos e tantas, assim como eu.

Nelmara foi e é a minha professora preferida, pois foi responsável por grande parte da minha obtenção de conhecimento quando criança e até hoje eu elogio a sua inegável competência.
Dedicada à nobre arte do ensino e sempre colocando o aluno como centro dos objetivos educacionais e de formação da personalidade.
Nelmara é sinônimo de intensa dedicação e de sucesso.
Parabéns, minha imprescindível e eterna professora.

Prof. Dr. Bp. Elvis de Assis

Aluno exemplar que com esforço buscou quebrar a timidez e transformou sua trajetória em sucesso.

Oi, vim pelo site Concursos Nota 10, gostaria de falar sobre a Professora Nelmara. Professora de grande capacidade criadora. Tem métodos e recursos técnicos para realizar sua missão, ensinar. Mulher de grande garra, solidariedade e bondade.
Tania Amorim 28/08/2023



Muito aprendi com você em nossa jornada competência, organização e seriedade. Grata.

Meu nome é Amelia Cristina, fui aluna da professora Nelmara Cosmo Damiaum, a qual lecionava português e literatura. Nelmara sempre teve uma excelente didática para ensinar e nos fazer gostar de sua matéria. Atenciosa e dedicada com cada aluno do mais fácil de aprender ao com dificuldade. Não tem como não amar a professora, sua dedicação e forma de ensinar. Grata por tudo que com ela aprendi.

AGRADEÇO AMELIA SUA GENTILEZA E APREÇO.

Venho aqui dar meu depoimento sobre a professora Nelmara, aliás, a inesquecível professora Nelmara. Ela não foi só a professora da disciplina de português com uma didática espetacular. Lembro bem de que levava textos de músicas para que a turma fizesse interpretação daquela letra de música. Não era massante, era interessante e sempre atual. Nelmara foi quem apresentou um mundo que era muito distante da realidade da maioria dos estudantes de uma escola pública de um bairro de subúrbio em Bento Ribeiro, R.J., a E. M. Francisco Palheta. Além das aulas de português e literatura, ela trabalhava com projetos diversos e o que mais me recordo ( eu tinha 12,13 anos, hoje estou com 57) era o grupo de teatro. Ninguém ficava de fora. Com ela aprendemos todas fases da montagem de uma peça, não tínhamos auditório e as mesmas eram encenadas nas escadas da escola. Hoje, ouço pessoas dizendo que não tem paciência para teatro, com certeza não tiveram a sorte nem a oportunidade que tive. O saber é a única riqueza que nunca ninguém pode nos tirar. Obrigada por esse tesouro professora Nelmara.

Gratidão a aluna A NGELA PAPERA

Você é capaz de criar .Experimente.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prazer, Nelmara!

Sou professora de Língua Portuguesa e literatura, também de Artes Cênicas.

Nesses anos de jornada na educação, criei muitos projetos: Ganhei o prêmio no centenário de Charles Chaplin, o projeto durou oito meses e envolveu todas as disciplinas.

Realizei projetos de Lima Barreto, Tancredo Neves, Manuel Bandeira, sempre envolvendo todas as disciplinas.

Sempre acreditei que a Educação deve ser envolvida com as Artes e a Educação Fisica e não teríamos tanta evasão escolar.

Hoje dedico-me a ajudar aqueles que não tem condições de pagar um curso.

Esta é o proposta deste site.

Sempre procurei dar aulas motivadoras, onde o aluno fosse o centro. 

Converse conosco!

Preencha nosso formulário de contato e um de nossos professores retornará o mais breve possível.