Regras e linguagem adequada
O texto dissertativo possui duas variações, podendo ser expositivo ou argumentativo, esse último muito presente em provas de vestibulares e concursos. Na modalidade argumentativa há a intenção de convencer e persuadir o leitor através de conhecimentos plausíveis, além do ponto de vista do autor. Na categoria expositiva o autor do texto apenas apresenta seu ponto de vista sobre o assunto, sem o propósito de convencer o leitor.
É imprescindível que o autor do texto domine o assunto e a ortografia, uma vez que a forma como é feita a análise do conteúdo de um texto dissertativo é rigorosa. É necessário, também, que a justificativa teórica em relação ao tema não apresente erro. O assunto deve ser mostrado com uma linguagem objetiva, formal, para que atinja o entendimento do leitor.
Divisão do Texto Dissertativo
A divisão do texto dissertativo é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Mais importante do que a estrutura, é a distribuição de informações ao longo da redação, de forma que tenha ideias corretas e bem dispostas acerca de um determinado tema.
Introdução
A introdução é onde o autor chama a atenção do leitor. Nela deve ser definido o assunto central que será expresso. A introdução é o elemento mais importante do texto. É necessário informar claramente o tema sobre o qual será escrito e as delimitações propostas. A introdução pode conter:
Desenvolvimento.
No desenvolvimento o assunto deve ser explicado de forma detalhada, abordando os principais pontos positivos e negativos. Para que o leitor possa conhecer os dois lados, deve-se explorar as principais vertentes existentes dentro do contexto do assunto, através de opiniões, dados, estatísticas, exemplos, todos com o propósito de enriquecer o texto.
conclusão ocorre a ratificação do tema, nesta parte do texto é feita uma espécie de resumo do que foi abordado nos trechos anteriores. Alguns especialistas chamam a conclusão de “nova tese”, por ser o acabamento de uma ideia ou a inserção de uma nova.